Música

terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Castelo de Lindoso

CASTELO DO LINDOSO é um dos mais importantes monumentos militares portugueses, pela sua localização estratégica sobre o Rio Lima e a sua posição fronteiriça com Espanha.
Resultou do investimento militar do reinado de D.Afonso III como peça fundamental na defesa da fronteira.
Na Idade Média estava integrado na Terra do Nóbrega e associava-se ao roqueiro Castelo da Nóbrega, cabeço da terra e localizado em Sampriz.
Como nunca assumiu funções residenciais, mas apenas militares, o Castelo era ocupado ocasionalmente sobretudo nos períodos de conflitos regionais ou nacionais.
Da fortificação medieval realça-se a sua torre de menagem adossada à linha da muralha, localizada no lado oposto à porta principal e aos balcões de matacães , estrategicamente montados nas esquinas e ângulos.
O escudo de D.Afonso III em cima da porta principal do castelo, uma entrada de arco quebrado e virado ao povoado.
A carta de foral concebida em 1514 a Lindoso fomentou a fixação da população, atribuindo-lhes uma autonomia administrativa, fundamental na salvaguarda da fronteira e do território.
O castelo foi ainda alvo de profundas reformulações no Sec.XVII, no âmbito das guerras da restauração, adaptando-se a uma guerra de artilharia,
O Castelo de Lindoso transformou-se numa praça forte de grande importância, sendo cenário de conflitos entre Portugal e Espanha.
A defesa foi reforçada através da construção de uma muralha/abaluartada, de planta genericamente poligonal do tipo "Vauban", com os ângulos avançados e protegidos por canhões e guaritas.
Procedeu-se igualmente à abertura de uma porta principal no sentido oposto à da fortificação medieval.
Uma escavação arqueológica no patio interior pôs a descoberto vestígios de edificações erguidas a partir do Sec.XVIII, casernas, um forno de pão, armazéns, um moinho e uma pequena capela serviam uma guarnição permanente.
O castelo relacionava-se ainda com um sistema de baterias e trincheiras que controlavam o Vale do Lima.

O Castelo do Lindoso está classificado como Monumento Nacional.




















Sem comentários:

Enviar um comentário